Fernando Pessoa

Fernando Pessoa
Fenando Pessoa em 1914

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os Objectivos do Milénio

1. Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome;
2. Alcançar a Educação Primária Universal;
3. Promover a Igualdade do Género e Capacitar as Mulheres;
4. Reduzir a Mortalidade Infantil;
5. Melhorar a Saúde Materna;
6. Combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças;
7. Assegurar a Sustentabilidade Ambiental;
8. Desenvolver uma parceria Global para o Desenvolvimento.

A descrição do objectivo 7

Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) reconhecem que os destinos das pessoas e do ambiente estão interligados.

Os países mais pobres do mundo estão muito dependentes da agricultura e são muito vulneráveis à degradação ambiental. Ameaças ambientais como o consumo de água contaminada colocam sérios desafios à saúde pública. Os conflitos em torno dos recursos naturais têm dividido algumas sociedades e a urbanização exige uma gestão equilibrada destes recursos. É necessário adoptar, com urgência, políticas de desenvolvimento sustentável e melhorar o planeamento urbanístico, não só para atingir os ODM, mas também para prevenir conflitos em torno dos recursos naturais e, ainda, para prevenir uma degradação ambiental irreversível.

As pessoas mais pobres do mundo encontram-se mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas, particularmente ao efeito da degradação ambiental e à falta de acesso a energias limpas e sustentáveis. Estão mais expostas às suas consequências, são mais sensíveis às mudanças e têm menos capacidade de adaptação às novas condições ambientais. Dispõem de poucos meios para fazer as onerosas mudanças necessárias para se protegerem de condições climatéricas adversas ou para adoptar novas técnicas agrícolas. Os governos dos países pobres carecem, muitas vezes, de recursos para investir em infra-estruturas que lhes permitam satisfazer as crescentes necessidades nos domínios da água potável, alimentação, abrigo e reabilitação de zonas afectadas pelas alterações climáticas.

Algumas das medidas para combater esta situação são:

Os efeitos das alterações climáticas e da degradação dos recursos naturais nas futuras gerações ditam que o mundo deve agir agora. É urgente um plano de acção coordenada que inclua:

• Estratégias para a redução das emissões de CO2, utilizando mecanismos de mercado para mitigar os seus efeitos;

• Financiamento de iniciativas de baixas emissões de carbono para os países em desenvolvimento;

• Financiamento e apoio aos países pobres na adaptação de estratégias;

• Preservação e gestão eficazes para inverter o processo de perda de recursos naturais e reduzir significativamente a perda de biodiversidade;

• Investimento para fornecer electricidade e combustíveis limpos para cozinhar;

• Desenvolvimento de sistemas de gestão dos recursos naturais e dos ecossistemas assentes na participação e favoráveis aos pobres;

• Conclusão das negociações para garantir um resultado satisfatório da Convenção-Quadro sobre Alterações Climáticas, até final de 2009;
• Promoção de tecnologias favoráveis ao clima e de adaptação às alterações climáticas;

• Aumento das despesas no domínio da água e do saneamento, de modo que passem de 0,5 para
pelo menos 1% do PIB;

• Melhoramento dos bairros degradados e investimento em habitações dignas e a preços comportáveis para os pobres, nomeadamente as mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário